segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Radical evolution: o fúturo é agora!

Não é fácil encontrar um escritor que nos conte da maior mudança dos últimos dez mil anos. Radical evolution é uma visão sugestiva da dramática aceleração das modificações que estão transformando a natureza humana.
Neste livro tem soldados que não dormem e animais controlados por joystick, computadores geridos pelo pensamento e pais que constroem os próprios filhos. Os superpoderes dos heróis dos gibis já existem ou estão sendo desenvolvidos em hospitais, laboratórios ou centros de pesquisas agora mesmo. Enquanto você está lendo estas linhas a evolução humana está numa fase aceleradissima!
Nada de tanto estranho para quem já leu a SF contemporânea, William Gibson, Bruce Sterling e outros, mas a sensação que predomina é assustadora: porque tudo está acontecendo tão rapidamente?
Graças aos progressos das tecnologias GRIN, um acrônimo que está para Genética, Robótica, Informática e Nanotecnologias, estamos modificando a nossa mente, a nossa memória, o nosso metabolismo, a nossa personalidade, as gerações futuras. Joel Garreau nos acompanha junto com os mais importantes pesquisadores e pioneiros da atualidade à descoberta de todos os “melhoramentos” que vão fazer parte da nossa vida quotidiana no arco dos próximos dez anos. E sobretudo, para onde irão nos levar...
No Paraíso, como acham alguns, onde a promessa de tecnologia é a resposta às nossas preces? Ou, como acham outros, no Inferno, onde a corrida desenfreada do progresso comportará a destruição da nossa espécie? Ou numa síntese vitoriosa, na qual a criatividade humana saberá corrigir em positivo todos os bug de sistema? Garreau quer que todos percebamos quanto a tecnologia está avançando mais rapidamente que nossas capacidades de adaptação, e com a ajuda e a capacidade critica dos pensadores e cientistas que estão realizando hoje o que apenas ontem parecia impensável, ele indaga como estes progressos influenciarão cada coisa, do jeito de trabalhar ao jeito de pensar e agir... tudo!
E isso está já acontecendo agora, não vai suceder nos próximos 50 anos!
O fúturo é agora!

*************

Joel Garreau é um futurólogo, estudioso da cultura, dos valores e das mudanças; autor de Edge City: Life on the New Frontier e de The Nine Nations of North America, é colunista do Washington Post e membro da organização de cenario-planning Global Business Network, além de pesquisador universitário em Berkeley, CA.
Acesse o web site dele: www.garreau.com.