sábado, 16 de fevereiro de 2008

Talassoterapia nas piscinas naturais de Praia da Pipa

A água do mar sempre foi considerada a fonte da vida; foi de fato no mar que se desenvolveram os primeiros organismos no nosso planeta. Natural, então, que do mar (em grego Thalassa) médicos e cientistas tragam remédios e soluções eficazes para mais de uma importante patologia. O mar é fonte de vida e reserva infinita de riqueza e benefícios; o 80% da flora marinha ainda não foi estudado, mas sabemos com certeza que os aerossóis naturais, os iônios negativos, os oligo-elementos, como o magnésio e o potássio, formam o melhor cocktail para nossa saúde. Todo mundo sabe que a simples permanência em ambiente marinho revigora e fortifica nosso organismo. Poderíamos definir o mar a melhor água mineral, para conter em si a quase totalidade dos elementos presentes na natureza. A água de mar tem uma tríplice ação benéfica: química, através dos poros da pele que absorvem os elementos marinhos; física, com o efeito de sustento e a ação de massagem; térmica, através de uma melhor circulação sanguínea.

A constatação de tantos benefícios levou os médicos pesquisadores a utilizá-los para fins terapêuticos: nasce então a talassoterapia, que associa as riquezas presentes nos elementos naturais, água marina, ar, sol, às técnicas que nós permitem aproveitar de tudo isso do jeito melhor. A talassoterapia contrasta muitas doenças, inclusive a tuberculose, os distúrbios reumáticos, varias formas de alergias, e em geral contribui com eficiência em revigorar nosso sistema de imunidade; todo o organismo recebe um efeito relaxante e equilibrante.

As piscinas naturais que se formam durante a baixa maré na Praia da Pipa são ideais para usufruir as vantagens da talassoterapia. O efeito combinado de sol, iodo e água de mar gera grandes benefícios e ótimos resultados. Uma cura toda natural que ajuda afastar o stress, combater a celulite e recompor o correto funcionamento das células maltratadas pelos nossos terríveis horários, profissões e estilos metropolitanos. Os poros da pele, a contato com a água, se dilatam e permitem assim a passagem dos preciosos oligo-elementos que devagar chegam no sistema sanguíneo, corrigindo os desequilíbrios. As algas de mar, com o reconhecido poder antibiótico, antibacteriano e antiviral, fazem o resto. Nada de resfriado, gripe o dor de barriga.

Já no começo do século passado o biologista francês René Quinton, foi o primeiro em encontrar uma analogia entre água de mar e plasma sanguíneo, ponto de força desta cura. A água de mar è de fato particularmente rica em sais minerais como iodo, potássio, magnésio, pequeníssimas quantidades de metais como manganês, zinco e cromo que desenvolvem um papel essencial no bom funcionamento das células. Com a talassoterapia temos a disposição à cura total do corpo, seja nos campos da estética que da medicina: massagens, banhos de água quente (até 38° C, mas a temperatura de 34° C é a ideal para o absorvimento dos oligo-elementos), óleos de mar, argilas enriquecidas com algas, hidromassagem natural e muito mais. Os pesquisadores e estudiosos da talassoterapia alegam que a baleia conseguiu sobreviver ao dinossauro graças á água, seu ambiente de vida.

Talassoterapia: uma ciência que se propõe de utilizar a água de mar e todos os seus derivados para o bem-estar e a saúde; os resultados são surpreendentes.

Platô declarava que "o mar lava todo o mal do homem". Hipocrates aconselhava curas hidroterápicas, a Bíblia e o Evangelho citam a água como meio para a purificação do corpo e da mente; Egípcios, Gregos, Romanos descobriram e aproveitaram as virtudes da água do mar para obter benefícios terapêuticos, preventivos e curativos.

Você vem pra Praia da Pipa por diversão? Procurando relax? Por causa da beleza natural do lugar? Se quiser, pode aproveitar da sua estadia aqui para curar-se com a talassoterapia, antigo método benéfico que utiliza os enormes recursos do ambiente marino: a água rica em sais minerais, o ar, enriquecido pelas partículas de água em suspensão, as algas com propriedades antibacterianas e anticoagulantes; a areia, útil para os reumatismos.

Os banhos constituem a base da talassoterapia. A imersão do corpo na água permite de fato melhorar as capacidades do sistema respiratório, favorecendo a circulação e a eliminação das toxinas. Na água temos a sensação de ser mais leve, assim é mais fácil movimentar-se por que os músculos podem trabalhar sem o peso do corpo. Imergir o corpo nas piscinas naturais de Praia da Pipa exercita varias estimulações: uma de tipo térmico, facilitando a circulação e a oxigenação dos tecidos; uma de tipo químico, graças ao absorvimento dos elementos diluídos na água; uma idro-dinamica, reduzindo a fatiga muscular nos movimentos.

Não podemos esquecer agora de um seguro complemento à balneoterapia: o tratamento com as algas: frescas ou desidratadas, com uma simples aplicação local, melhoram e consolidam o aporto oligomineral. Muito indicada é também a areia fine da Pipa, ao justo grau de exposição solar: basta um sutil véu aplicado por 10/20 minutos para aportar significativos benefícios.

A talassoterapia, enfim, é o conjunto de estímulos e aportes para o nosso organismo que vem do complexo e vital clima marino.Ar puro e sol juntos com o poder da água marina representam o melhor remédio na cura de específicos distúrbios e fonte de vigor para o organismo, livre e limpo das mil impurezas que quotidianamente deve absorver. O clima marino tonifica e revitaliza todo o organismo, com resultados benéficos para todos, homem, mulher, idoso, criança.

Provavelmente, muitos dos freqüentadores da belíssima Praia de Pipa não percebem racionalmente das extraordinárias propriedades terapêuticas deste banho. Mesmo assim, milhares de pessoas, quase em resposta a um chamado escrito no código genético, mergulham com alegria neste liquido primordial que é o mar.