sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Velocidade de remada

Jorge Bernardino: Alguém do grupo poderia me dizer qual é a velocidade média que se atinge numa canoa com um único remador em águas paradas?

Jack: Olá, Jorge Bernardino
gosto bastante de remar sozinho e carrego muito bem a canoa durante minhas expedições para ter uma embarcação estável e equilibrada.
Em água parada sem vento faço cinco quilometros em uma hora e quinze minutos, sem forçar o ritmo e tendo que corrigir frequentemente a direção, mudando o lado do remo.
Em água parada com um vento leve ou medio, opondo a proa ao vento e não precisando mudar o lado do remo, faço os mesmo cinco quilometros em menos de uma hora.
Com um vento forte a água não fica parada. Se o vento for contra, geralmente paro e espero o vento baixar. Se o vento for a favor, a velocidade e a aventura aumentam na mesma medida.
Remontando o largo e lento rio Piranhas e seus afluentes, durante minhas expedições solitárias, geralmente remo diariamente em média max. uns 20 km, mas eu sou um canoista contemplativo... à velocidade prefiro o panorama! eheheh...

Extraido do fórum da comunidade Canoa Canadense Brasil no Orkut