domingo, 13 de setembro de 2009

Dia Mundial da Limpeza das Praias

Um grande mutirão de limpeza está programado para acontecer nesta sexta-feira, 18 de setembro nas praias de Pipa, Sibaúma e Tibau do Sul.
A ação, que acontece em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias, é promovida pelo NEP - Núcleo Ecológico da Pipa, e conta com a parceria da Prefeitura de Tibau do Sul, através das Secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e de Turismo, e o apoio do IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e do Projeto TAMAR.
Estudantes das escolas públicas de Pipa e Sibaúma vão limpar o trecho de litoral compreendido entre a praia das Minas e o encontro das águas na foz do rio de Sibaúma. Estudantes de Tibau do Sul, acompanhados pela prof. Silvia, vão recolher o lixo na praia local.
O evento está programado para iniciar às 8 horas e segue até o início da tarde, com participação de aproximadamente 300 pessoas, complexivamente. Na praia de Sibaúma haverá uma palestra com distribuição de material informativo e uma feijoada comemorativa.

Todos estão convidados a participar.
Interessados entrem em contato pelo e-mail.

O Dia Mundial de Limpeza das Praias foi criado pelos ambientalistas americanos como "Clean-up Day" e, logo em seguida, os australianos fizeram o "Clean up the World". Assim como milhões de pessoas no mundo inteiro, eles já haviam percebido na década de 80 que, apesar da reconhecida importância do mar para a maioria das culturas e das sociedades, o litoral estava sendo poluído de forma massiva, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de pesca e de lazer.
Por isso, cada ano nesta data, último fim de semana de verão no hemisfério norte, os amigos da natureza se reúnem para realizar ações em benefício do planeta, com mutirões de limpeza, plantio de árvores, recuperação de encostas. limpeza das águas, etc.
Atualmente, mais de cem países realizam a promoção e estima-se que aproximadamente 35 milhões de pessoas já tenham contribuído para deixar o litoral mais limpo.