domingo, 30 de agosto de 2009

Três anos de Leitura na Praça

Cíntia, Sandrinha e Marizé têm a grande satisfação pessoal de começar a comemorar hoje, junto às crianças de Pipa, os três anos de atividades do projeto Leitura na Praça, criado no julho de 2006.
A comemoração vai ser repetida nas próximas semanas também no Umari, em Piau e Sibaúma, os outros distritos do município onde as três mulheres mais interagem com a população infantil.
O projeto Leitura na praça no município de Tibau do Sul não nasceu por acaso. Já desde 2003 Cíntia Junqueira, consciente da total falta de acesso à leitura por parte da maioria da população da região, vem tentando implantar uma biblioteca itinerante que possa visitar periodicamente todos os distritos do município e emprestar gratuitamente livros de todos os gêneros para a população carente. À procura de patrocínio no 2005 o projeto da biblioteca ambulante foi apresentado ao Banco do Nordeste, mas entre muitos não foi escolhido.
Após uma momentânea desilusão, a boa vontade voltou à tona e Cíntia decidiu agir de qualquer forma. No fim de maio de 2006, ela chamou alguns amigos para uma reunião e a partir desta data, formado o núcleo ativo do grupo, o projeto Leitura na Praça vem crescendo, ao mesmo tempo sendo reelaborado, quando for necessário, e executado.
A primeira atuação do grupo foi no dia 16 de julho do mesmo ano, na praça da Pipa. Desde então o objetivo do projeto pode ser assim resumido: estimular e divulgar a leitura entre os jovens do município de todos os níveis sociais em idade escolar e pré-escolar.

Foram três anos difíceis, com as complicações e os desenganos alternando-se à satisfação de estar agindo a nível social realmente e não só conversando sobre isso. Conheceram de perto situações de precariedade que nem imaginavam; assistiram a fatos que deixaram marcas indeléveis dentro delas; mas não desistiram... criaram uma com a outra a coragem, a paciência e a boa vontade de continuar no caminho certo.
Nestes três anos muitas coisas aconteceram: os colaboradores foram mudando, o acervo literário crescendo, a organização aprimorando-se.
As três mulheres são um raro exemplo de dedicação e eficiência no nosso município: ao contrario de muitos membros de associações comunitárias locais, que perdem tanto tempo se reunindo e conversando, conversando, conversando sobre os mais interessantes temas, mas agindo muito pouco, Cíntia, Marizè e Sandrinha nunca pararam. Ao longo dos três anos foram mais de cinquenta os encontros com a juventude local.
Com o passar do tempo o acervo literário foi crescendo e alguns reconhecimentos chegando.
A biblioteca comunitária Book Shop Pipa foi declarada pelo Ministerio de Educação e Cultura (MEC) Ponto de Leitura, assim vai receber brevemente mais livros e um computador. A Fundação José Augusto de Natal também reconheceu o valor do projeto e ofereceu um pequeno prêmio de 2mil reais. Com este dinheiro e parte do acervo literário disponivel, as três mulheres estão pensando em fundar uma biblioteca comunitária em Sibaúma, bem no meio da praça principal.
O projeto “Leitura na praça” não tem rabo preso por ninguém e conta somente com o apoio não vinculado de alguns comerciantes locais que arcam o custo dos lanches e outros pequenos gastos.
Todos os interessados a colaborar de alguma forma para um bom êxito deste campanha para estimular as crianças à leitura, podem entrar em contato com Cíntia escrevendo para cintiabook@yahoo.com ou simplesmente indo na biblioteca comunitária Book Shop Pipa, na rua dos Bem-te-vis, travessa da rua principal aqui na Pipa.