sábado, 18 de abril de 2009

Cibersalão.pipa


Realizar este breve vídeo que anuncia o 1º Cibersalão.pipa foi um desafio divertido pra mim. O conceito básico que determinou todo o resto foi a duração do curta: um minuto, nada mais, nada menos. No iutub ficou 1:01, como o quarto das torturas de orwelliana memória. O segundo conceito garantiu o estilo: imagens em preto e branco, escritas em vermelho.
Com isso na cabeça, comecei a pesquisar na rede sobre permacultura, bioconstrução, etc. e também a respeito de Richard Barbrook e o seu livro "Futuros imaginários", que a galera do descentro.org traduziu coletivamente.
Encontrei umas imagens bonitas e fiquei brincando um pouco no photoeditor para determinar o estilo do vídeo. Um retrato do escritor inglés, com um efeito de alto contraste, virou muito parecido ao icone guevaresco por todos conhecido. A capa do livro e um print screen do software de edição audio Ardour viraram plano de fundo de cenas de animação.
Pedi para ms. Tati Wells selecionar algumas boas citações do livro e escolhi as duas mais significativas, que inseri no curta.
A fotografia de uma casinha de taipa, também editada em alto contraste, foi muito útil seja como plano de fundo de uma cena que como imagem-manifesto.
A própria ms. Tati Wells, responsável pela organização do cibersalão, emprestou sua voz para a gravação da fala. O clipe audio final é o resultado de um longo trabalho de cortes e emendas !!! Quando o vídeo estava já publicado na web, tive que aprontar uma nova versão confirmando as mudanças no calendário das atividades. Eu mesmo acabei gravando uma breve fala, corrigindo as datas.
Para a trilha sonora me lembrei de um album reggae muito bom de Kevin McLeod, "Royalty free", que já usei para o documentário sobre o projeto "Uma janela para o mundo". Recortei um minuto exato da faixa "Easy Jam" e editei o volume para não interferir com as falas. Montei tudo e as coisas ficaram bem encaixadinhas...
Que sorte, hein ?!