quarta-feira, 8 de abril de 2009

Documentário sobre o projeto "Leitura na praça"

Fundamentalmente a ideia é aproveitar da filmadora que Marcelo me emprestou para documentar as atividades do projeto "Leitura na praça" no domingo sucessivo à Pascoa, no distrito de Umari, município de Tibau do Sul, RN.
Na primeira cena do documentário se vê o carro usado pelo pessoal do "Leitura na Praça", um velho Toyota Bandeirante bem conservado, chegando na comunidade. O carro entra na cena bem pequenininho lá no fundo e chega a parar em primeiro plano. As filmagens acompanham as três mulheres que montam o teatrinho e organizam tudo¹; algumas imagens do lugar e da condição social ficam intercaladas às outras.
Durante o encontro com as crianças, oportunamente documentado², as três mulheres, uma por vez, sentam num lugar um pouco afastado do grupo, contudo visivel em segundo plano, e falam brevemente sobre o projeto. Os testemunhos de algumas crianças e adultos³ da comunidade serão recolhidos da mesma forma.
Terminadas as atividades, as mulheres juntam toda a parafernália no carro. Na última cena, uma das três mulheres, na janela do carro, diz: "Próximo domingo na praça de Sibaúma!", abanando a mão pra quem assiste o vídeo.


¹ As fases de montagem e desmontagem podem adquirir na edição vídeo uma velocidade superior à normal, o que confere às imagens um efeito interessante sobre a ação e o passar do tempo.

² Uma câmera fotográfica, procurando enquadraturas significativas, poderá ser de grande auxílio.

³ Sugestões por parte das três mulheres sobre quem entrevistar serão bem-vindas.