sexta-feira, 27 de março de 2009

Blecaute na Praia da Pipa !!!

Ontem à noite estava começando a preparar o jantar quando faltou luz. Noite sem lua, escuridão total!
Quando faltar energia, se tiver um telefone por perto, ligue logo para a cosern, sem esperar que alguem outro o faça. Esta é uma regra não escrita que vale entre os antigos moradores da Pipa. Ontem eu fui o primeiro a telefonar e registrar a ocorrência.
Eram às 8:00h da noite. O blecaute não foi total: só ficou às escuras essa banda da Pipa que vem da igreja pra cá e segue até a pousada de Bruno na praia e soube o morro até a casa de Tito.
A mulher que atendeu minha ligação disse que em máximo duas horas a situação ia ser normalizada. Simpaticamente, eu quis acrescentar: "Tomara que não demorem muito, pois estamos no breu absoluto!", mas um impessoal "Mais alguma coisa? A cosern agradece", conforme o manual, concluiu a ligação, quando um "Pô, velho! vc tem razão: vou botar pilha no pessoal!" teria me dado um verdadeiro conforto.
Jantei à luz de vela com minha filha e depois deitamos na rede em varanda, para apreciar a brisa noturna. Iluminando o livro com minha lampada de cabeça, tão útil em casa como nas minhas expedições em canoa, li umas histórias para a pequena MaLu, mas o balanço da rede foi fatal e logo mais dormimos ambos, antes das duas horas passarem e a luz voltar.
Na madrugada acordei (não sei que diabo de hora fosse, pois no escuro nem pensei em procurar o relogio) e constatei que a energia não tinha ainda voltado. Botei minha filha na cama e voltei pra rede. Acordei às 6:30h, feliz de ter dormido mais de oito horas, como raramente me acontece. A luz não tinha ainda voltado e à essa hora comecei a ficar preocupado com os alimentos contidos na geladeira.
Às 7h liguei de novo para a companhia eletrica e quem me atendeu disse que o problema estava já resolvido segundo o Sistema.
Belo sistema !!!
Assim foi aberta outra ocorrência com mais duas horas como margem de tempo para o atendimento in loco. Às 8:30h, voltando em casa após ter levado a pequena pra escola, telefonei de novo. Depois disso, para não ficar nervoso por nada, fui pra praia fazer talassoterapia. A picape da cosern apareceu só por volta das 10:30h e a energia eletrica voltou na minha casa às 10:57h (segundo os relogios do pessoal da companhia); 15 horas depois ter faltado !!!
O prejuizo não foi tão grande: joguei fora um filé de peixe e quatro iogurtes destinados à minha filha, para não correr o risco de uma antipatica dor de barriga. O resto se conservou bem. Perdi um dia de trabalho! Mas desde quando isso se considera prejuizo?! eh eh eh
Como todo mundo deve já saber que sou um cabra chato, um funcionário da cosern até ligou pra mim no telefone para saber se na minha casa estava tudo ok. Eu disse que sim e pedi para ele uma explicação: como a companhia eletrica pode deixar a avenida beira-mar do segundo destino turistico do Estado sem energia por 15 horas ??
Ele não soube o que responder.