sexta-feira, 12 de março de 2010

1982 - Combat rock!

Ontem, minha amiga Roberta publicou no FaceBook o link do videoclip de "Should I stay or should I go?" e improvisamente uma velha pelicula começou a rodar e projetar na minha mente imagens e recordações daquela época. Era o 1982, quando saiu o LP "Combat rock", ultimo disco do The Clash na formação historica e original: Joe Strummer, Mick Jones, Topper Headon e Paul Simonon. Agora estou escutando todo o CD para entrar melhor no processo de flashback.
...
No 1982 eu tinha vinte anos, uma moto 125cc. preta, um soco-de-ferro e uma faca de mola sempre no bolso do casaco de couro, porque nunca se sabe...
Arranjava fácil uns bicos, mas nada de sério... principalmente ganhava um dinheirinho carregando e descarregando caçambas de caminhão cheias de caixas de fruta e outras coisas.
Escutava Ramones, Clash, Patti Smith, Motorhead e muitos outros.
Os meus melhores amigos eram A., F. e M.; a minha namorada era ainda P., porém confesso que me encontrava secretamente também com uma amica dela, S., da qual gostava muito, mas ela também tinha um namorado.
De manhã, ia com A., de mobilete, atravessando Roma varias vezes, procurando as novidades musicais nas lojas da hora, comprando uma camiseta usada aqui e um velho livro interessante acolà.
Às vezes passavamos na frente do bar ou do colegio errado e ai a gente saía correndo, seguidos por skins fascistoides rodando correntes no ar.
Com M. desenhando, eu escrevia historinhas em quadrinhos o tempo inteiro, na esperança de ver publicada alguma coisa nas revistas Totem ou Frigidaire.
M. desenhava muito bem, mas eu só fazia bonequinhos.
Frequentava a Faculdade de Filosofia, mas sem me esforçar demais. Assim no junho parti para o serviço militar: Salerno e depois Napoli.
De Napoli, todos os sabados de manhã, depois do levanta-bandeira, corria à estação dos trens e ia a Roma, onde ficava até a meia-noite do domingo. Devia voltar ao quartel antes do levanta-bandeira da segunda-feira.
Em pouco tempo me fizeram cabo e depois cabo-maior. Quando não fazia serviço de vigilancia, organizava os turnos dos outros soldados no escritorio da companhia. Como não se usava ainda o computer naquela época, se preparavam os turnos à mão, em grandes cadernos, atentos a ser justos e não deixar ningúem descontente.
Nos serviços de vigilancia que comandava, levava comigo sempre as mesmas pessoas, que formaram um pequeno grupo de amigos.
Às vezes o quartel passava a noite em estado de alerta geral e assim nos parecia um pouco como se fosse Apocalypse now! Porém nunca aconteceu nada de grave.
O 13 de dezembro comemorei a Roma com P., S. e os amigos meus 21 anos.
Para as festas natalinas, optei no quartel por uma semana de licença no reveillon.
Fomos todos pra montanha e alí fazia um frio danado. Eramos uma dezena de amigos entre garotos e garotas. A casa onde ficamos era do pai de L. e F.
Conosco veio também B., que usava heroina. Teve uma crise de abstinencia e L. deveu levá-lo pro hospital para tomar o metadone. À noite do último dia do ano, a peito nú fui cortar a lenha no jardim. Quando voltei em casa alguém me passou uma garrafa de gin. Para fazer o palhaço, bebi d'um gole meia garrafa. Imediatamente cai duro no chão e desmaiei.
Go straight to hell, boy!
Quando enfim acordei do coma etilíco, varias horas depois, já era o ano novo e todos deram um suspiro de alivio.
Não estava morto.
...
Assim ontem fiquei com "Should I stay or should I go?" na cabeza o dia inteiro; quando fui dar dois beijinhos na minha gata, depois do jantar, na praia, ela não reconhecia a musíca que eu cantarolava...
Putz, mas quando você nasceu?
No 1982.
Olha só...