terça-feira, 5 de abril de 2011

Resgate de tartaruga

Boa tarde, Armando
ontem à noite, enquanto estava voltando pra casa com minha filha, fui chamado por um pescador local que me avisou que uma tartaruga de aproximadamente 50 cm. de tamanho estava em dificuldade à beira-mar, na praia principal de Pipa.
O pescador me pediu, sabendo de minha apartenencia ao NEP, de avisar o TAMAR ou o IBAMA para dar noticia do fato.
Como nao tenho mais telefone residencial, voltamos rapidamente na rua principal e fomos na loja de Mangal. Ali tentamos ligar pra vc no seu celular, mas nao conseguimos. Ligamos entao pro celular de David e consegui falar com ele. Expliquei pra David a situaçao e ele me disse que entraria em contato com alguem do TAMAR para efetuar o resgate da tartaruga. Em breve alguem iria aparecer.
Descemos na praia e encontramos a tartaruga, do tamanho citado acima, vigiada por alguns pescadores.
A tartaruga estava viva, mas se mexendo muito pouco. Aparentemente nao estava ferida ou sangrando. Tirei algumas fotos do animal, pois tinha uma excrescencia esquisita na carapaça à altura da cabeça. Se estiver interessado posso repassar-lhe as fotografias que tirei.
Despedimos os pescadores e ficamos esperando por uma meia hora alguem aparecer, depois, com fome, deixamos o recado pra vcs com a localizaçao da tartaruga no bar Chino's ao lado da igreja e fomos pra casa.
Gostaria de conhecer a evoluçao do acontecimento, se vc souber me dizer algo a respeito.
Um abraço forte, amigo!
Jack

...

Jack,
A tartaruga foi resgatada ontem pelo Daniel, biólogo responsável pela base Pipa. Como eu estava em Pipa, eu mesmo a trouxe para Natal para atendimento veterinario. Ela tem um enorme tumor entre a nuca e a carapaça. Aparenta estar bem debilitada. Já está recebendo o tratamento, estamos na torcida para que melhore. Agradeço imensamente o contato.
Meu novo numero é (081) 9925 3807, do Daniel é (084)9944 2446
Um abraço
Armando J. B. Santos

Fundação Pró-TAMAR
Coordenação Regional e Técnica PE/RN