sábado, 19 de julho de 2008

Tchau, Dina!

Um miserável filho de puta envenenou Dinamite há algumas semanas na praia de Pipa... Como o gesto covarde foi cometido durante minha ausência, nada pude fazer senão enterrar a cadela querida perto da mãe Diana, morta da mesma infame forma no ano 2000.
Dinamite era um característico exemplar da raça “praiana pipense de pelo comprido”, aprimorada nas ultimas décadas por um seleto grupo de moradores de Pipa, do qual faço parte.
Filha de Diana e Stevie¹, o caolho; irmã de Brutus e Bela, entre muitos; neta de Pitulina² e Pipa; mãe de Cabrita, que agora por segurança veio comigo pro sertão, e de uma outra ruma de cachorros praianos pipenses de pelo comprido.
Salvo raras ocasiões os exemplares desta raça, contudo tenham comida em casa, gostam de beliscar aqui e ali... um pedacinho de carne na Garagem, uma cabeça de camarão na praia, uma banda de coxinha caída no meio da rua, etcetera...
Um costume estúpido e fatal, que pode levar à morte se abocanhar algo no dia e na hora errados, mas os cachorros não conseguem fazer este tipo de raciocínio... quem manda é o olfato.
Mmmh... aquele cheirinho que vem de longe, trazido pela brisa é tentador demais!!!
A maioria dos praianos pipenses de pelo comprido também gosta de acompanhar seus amigos humanos à noite na rua... e com eles vão até na boate!!!
Naturalmente o que mais gostam de fazer é correr em grupo na praia em intermináveis vagabundagens...
Alguns tomam banho de mar.
Dinamite não, não gostava mesmo de tomar banho de mar...
mas me acompanhava sempre nas minhas caminhadas na praia e na mata. Foi uma amiga fiel por oito anos e vou sentir uma grande falta dela. A vida é boa, mas é dura: amamentei Dina e seus irmãos de mamadeira quando Diana morreu improvisamente e outro dia cavei o buraco da sepultura dela.

Quem a matou não vale nada!

*************

¹ Stevie nasceu no Sitio Verde de Jorge Sendon e se deu definitivamente à vagabundagem quando este arrendou a pousada. Fez o par com Diana até a morte dela e depois se mudou para Tibau seguindo a cadela Rebeca da Leni, irmã de Farmácia.
² Pitulina, de Danilo e Vanessa, era toda branca, o quase, como Cabrita, mas de pêlo não muito comprido. Quem passou o gene do pelo comprido à Diana foi o pai, do qual desconheço a identidade.