domingo, 6 de abril de 2008

Sertão inundado

Aproveitando de um feriado municipal (Dia da Emancipação política de Tibau do Sul) nesta sexta-feira, arrumamos nossas malas e viajamos pro sertão potiguar, com o desejo de conhecer algumas cidades à beira do açude Armando Ribeiro, no vale do Açu; entre muitas escolhi São Rafael como alvo principal deste fim de semana. Saimos de Pipa já com o sol alto e o dia quente; quando chegamos em Goianinha fizemos uma pausa por um lanche tipico (caldo de cana e pastel) e de ônibus fomos pra Natal. Sem nem entrar na cidade, descemos no Cajueiro e lá esperamos outro ônibus. Marina Luna comeu um espetinho de frango e após mais uma hora de espera finalmente chegou o ônibus para Apodi. No começo o ônibus estava lotado e tinha até muitos passageiros em pé. Marina Luna e Sobelysse ficaram num assento e eu num outro pouco distante, depois conseguimos sentar todos juntos. A viagem durou muito e quando, passado Angicos, chegou a hora de descer do ônibus e esperar uma lotação para S. Rafael, estava chovendo forte e começando a anoitecer. Como não sou doido, decidi continuar a viagem até Açu, dormir ali e prosseguir para S. Rafael só na manhã seguinte... Ao passar a ponte no rio Açu deu para perceber o tamanho da inundação!!!

Chegamos em Açu (ou Assu, não sei dizer qual seja a forma mais apropriada, pois as duas são usadas) com a chuva batendo forte no telhado da estação rodoviária. Esperamos a chuva passar e rapidamente pegamos um quarto numa pousada ali pertinho, fizemos umas compras no mercadinho e enfim fomos jantar do outro lado da rua. O jantar não foi nada de especial mas, dada a fome, não sobrou nada. Marina Luna também comeu tudo caladinha. Ao voltar na pousada deitamos na cama e assistimos cartoon network até a meianoite. No dia depois acordamos cedo, tomamos café da manhã e fomos de ônibus até São Rafael. Conhecemos a cidade e almoçamos no único restaurante da cidade... isca de peixe, carne de sol, puré, etcetera e tal. Marina Luna ficou brincando um bocadinho com uma menina na piscina. Depois começou a chover e caiu um verdadeiro toró!!! Sobelysse ficou assustadissima com os trovões. A chuva continuou a cair a tarde inteira e nós ficamos na pousada: Marina Luna brincou muito com o neto de dona Maria, proprietaria da pousada, Sobelysse assistiu TV e eu fiquei lendo uns contos de Guimarães Rosa das "Primeiras histórias"... À noite jantamos na pizzaria local e fomos deitar cedo. No domingo o sol voltou a brilhar; de carona num caminhão fomos até a BR e voltamos para Natal de lotação e de ali para Pipa de ônibus.