terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O Natal da grande família de Zé Domingos

Nesta fotografia estão reunidas quatro gerações: a pequena Marina Luna, a mãe Sobelysse, a vovó Lourdes, a bisavó Dona Anair e titia Luciana.

Festa grande em casa de Zenildo para comemorar o Natal, reunindo uma família sempre maior. Ontem pela manhã arrumamos nossas bolsas, viajamos de Pipa por volta das 11:00h e chegamos em João Pessoa às 3:00h da tarde. Não apenas chegamos em Manaíra fomos comprar o presente do meu “amigo secreto” e um vestido verde para Sobelysse. Marina Luna recebeu da vovó Lourdes um completinho verde com bata azul floreal para usar no jantar de Natal, mas acabou usando um vestidinho cor de rosa, desde sempre sua cor preferida, que Arnaldo deu de presente pra ela.
Às 8:00h da noite a tia Lucia veio nos buscar e fomos para a casa de Zenildo. No jardim da casa duas longas fileiras de mesas avisam imediatamente que a festa vai ser grande. A bela casa de Zenildo e Carol é teatro perfeito para a reunião de uma grande família como esta. O patriarca Zé Domingos e Dona Anair presenciaram a comemoração do começo até o final, quando por volta das 3:00h da madrugada todo mundo foi embora. Marina Luna ficou brincando com alguns dos seus priminhos, Antônio José, Luan e Zé Lucas em particular. Às 22:00h quando a maioria dos familiares e convidados tinha se reunido, começou a troca dos presentes do “Amigo Secreto”: um jeito simpático de garantir uma lembrança para todos os participantes, que acaba se transformando no melhor momento da noite; cada um dos presentes fala alguma coisa, auspiciando votos e desejos e/ou fazendo alguma graça, depois entrega o brinde para a pessoa que tirou no sorteio que aconteceu com um mês de antecipação. Este ano a brincadeira principal consiste na eleição do presidente da Associação dos Maridos Manobrados pelas Mulheres: no caso a sigla deveria ser AMMM ou A3M, quiçá. Marina Luna tirou Taúa e deu para ela uma tornozeleira de prata. Recebeu do namorado de Janielle um vestido multicolorido e um bocadinho de acessórios para a mochila escolar. Sobelysse deu para Leo, filho de Tia Ana, uma camiseta e recebeu do sobrinho de Toninho um vestido estampado. Eu recebi uma camiseta de Luciana, mulher de Niltinho, e dei uma camiseta para Toninho.
O “Amigo secreto” terminou por volta da uma da madrugada. Então a grande família, que este ano reuniu mas de oitenta pessoas para comemorar juntos o Natal, formou uma corrente que começou em volta da mesa e ficou serpenteando na vasta sala inteira. Depois das orações o jantar foi liberado. Beto projetou numa parede umas apresentações que ele montou, mas poucos ficaram olhando, pois a mesa farta de cada atraente iguaria seduzia todos os sentidos. Jantamos assim por volta da 1:30h da madrugada: Marina Luna não comeu quase nada, cansada de tanto brincar, mas ainda excitada e tossindo um pouco. Voltamos para a casa de Manaíra acompanhados pela Tia Fátima. Marina Luna ainda conversou um pouco no carro falando da escola, mas capotou no colo da mãe antes de chegar em casa. Terminou assim a primeira parte desta grande comemoração de Natal da grande família de Zé Domingos & Co. Ainda hoje vamos trocar entre nos os presentes que esperam por baixo da arvore na casa de vovó Lourdes e depois vamos pela segunda parte da festa de Natal na casa de Zenildo: churrasco na piscina, comemorando também o aniversário de Manoelzinho. Marina Luna adora essa piscina!
Para a posteridade: os mais votados foram Niltinho, Fabinho, Elton e Tony, respectivamente designados presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário da associação dos maridos manobrados; Zé Domingos foi eleito presidente de honra.
As duas fotografias do Natal publicadas aqui foram tiradas por Toninho de SP, ao qual vai o nosso agradecimento.